sábado, 6 de agosto de 2011

Ande sobre as águas - Coragem

“Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!”
                                                                                                    (Mateus 14,16)
     Em continuidade com a parábola da multiplicação dos pães, neste trigésimo segundo domingo do ano (19° domingo do tempo comum), Jesus com seu gesto de oração nos convida a também nos colocarmos em oração e termos fé. Jesus na parábola da multiplicação dos pães havia ido ao deserto para fazer suas orações, e manteve seu planejamento após atender a todos os que vieram ao seu encontro.
     Após saciar e se despedir dos milhares que vieram o ouvir no deserto, Jesus se retira para o deserto e se põe em profunda e sincera oração. Longe de preocupação com o tempo ou com os discípulos que foram ordenados a irem para o barco. Mais uma vez Jesus nos apresenta a importância da oração, uma oração que nos convida a dialogar com Deus e esquecer por um momento tudo que nos circunda.
     Já era noite quando Jesus terminou sua oração. O barco que levavam os discípulos, já estavam longe da terra. Jesus ia passar a noite onde? Ora, ele estava no monte em um deserto, e agora?
     Quando se tem Deus ao nosso lado nada nos preocupa, e Jesus mostra isso. Se não tem ninguém no deserto e ele disse que depois encontraria os discípulos pelo caminho, então foi ao encontro do barco que estavam os discípulos. “Àquele homem que está andando sobre as águas não é um fantasma? '' Dizia um dos discípulos amedrontado. Se Jesus disse que ia de encontro aos discípulos, ele prometeu o dito da maneira mais surpreendente, a ponto dos que estava na barca ficarem temerosos.
     "Não tenhais medo, Sou eu." Pedro ao ver a cena, retrucou em desafio, se fosse mesmo o Senhor, que o fizeste andar sobre as águas também. Pedro é corajoso no tal pedido, e Jesus o atende.
     Jesus estende a mão a Pedro e ele começa a andar sobre as águas também! Até aqui, está mil maravilhas de surpresas. Porém, ao sentir um vento forte, Pedro pede por socorro e logo é repreendido por Jesus: “Homem fraco na fé, por que duvidaste?” Jesus socorre a Pedro e ambos voltam para a barca, os que viram prostaram-se em admiração pelo filho de Deus.
     A mensagem de hoje no remete a sermos como Pedro, mas ser muito mais da atitude que ele teve.          
     Confiar em Jesus, pedir para caminhar sobre as água também. E ao caminhar não ter medo do vento, como Pedro teve, mas sim continuar a caminhar. Acreditar que Jesus nos guia na tempestade, na inquietude do mar, nas ondas tenebrosas. Ter coragem e fé. Somos guiados pela luz do mundo e precisamos agir como iluminados, pois jamais estamos sós.

(Mateus 14,22-33)



Nenhum comentário:

Postar um comentário