sábado, 12 de março de 2011

O que é a quarta-feira de cinzas, "O dia de cinzas"?

      A quarta-feira de cinzas é celebrado pela igreja católica,  onde inicia-se o tempo da quaresma que vai até a sexta-feira santa (Páscoa). Aos poucos vamos entender o que é o tempo da quaresma, e os dias litúrgicos que se seguem.
     Mas o que significa a quarta-feira de cinzas?
     A quarta-feira foi escolhida por ser o dia que antecede os quarenta dias da sexta-feira santa. E significa o início que levam 40 dias de abandono das práticas de coisas que nos levam a pecar, vícios e hábitos... tempo 
de silenciar e refletir, tempo de arrependimento e auto conhecimento.
     E as cinzas sobre exposta, significam o quê? A Bíblia contém inúmeras narrativas de pessoas usando “poeira e cinzas” como símbolo de arrependimento e/ou sofrimento (Gênesis 18:27; II Samuel 13:19; Ester 4:1; Jó 2:8; Daniel 9:3; Mateus 11:21). A tradição é que se desenhe, com cinzas, o sinal da cruz na testa da pessoa, como símbolo de sua identificação com Jesus Cristo. Um conceito parecido é mencionado em Apocalipse 7:3; 9:4; 14:1 e 22:4.
     As cinzas é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana sujeita à morte. Tempo de silêncio, entrega e conversão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário