domingo, 2 de outubro de 2011

A parábola dos maus vinhateiros

‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular;
                                                                                           ( Mateus 21, 42)

Estamos no quadragésimo domingo do ano (27º domingo do tempo comum) e hoje temos a apresentar uma das parábolas que Jesus pregava aos seus discípulos: A parábola dos maus vinhateiros, essa parábola apresenta uma responsabilidade deixada aos vinhateiros até que o proprietário da plantação retornasse de viagem, enquanto o proprietário viajava chegou o tempo da colheita, e os vinhateiros executaram todos os empregados e inclusive o filho do proprietário para poder ficar com a herança.  Os discípulos que escutaram de Jesus esta parábola, nessa situação mandaria matar todos os vinhateiros e em sua sabedoria Jesus os repreendem: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?’
Somos humanos e com defeitos, mas se somos cristãos sabemos que somos vinhateiros e que estamos aqui para trabalhar na vinha do Senhor, tudo é Dele e os frutos do nosso trabalho também! A parábola nos ensina que nada se resolve na base da violência, a justiça de Deus é a sábia, o que resta a esses vinhateiros? Se eles são maus serão substituídos por bons vinhateiros. Temos a missão de preparar frutos bons para a colheita do Senhor. Mas para colhermos frutos bons, precisamos ser bons! Ser bom filho, bom amigo, bom estudante, bom missionário... ser alegres, educados, prudentes, corajosos!
Cristo precisa ser a base de tudo na vida do cristão porque se assim não for, corremos o risco de nos tornarmos arrogante, preguiçosos, desanimados... acabamos nos tornando maus vinhateiros. Dia a dia, precisamos encarar a missão para gerar bons frutos e fazer do dia da colheita um dia de festa e rejubilo. 

(Mateus 21,33-43)

Nenhum comentário:

Postar um comentário