“E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais
cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser
o pastor de Israel, o meu povo”.
cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser
o pastor de Israel, o meu povo”.
Mateus 2.6
O Evangelho deste domingo anuncia sobre o nascimento de Jesus, aparição da estrela guia aos três magos no oriente, a qual guiou eles até onde encontrava o menino Jesus, a noticia da chegada Daquele que seria o Pastor de Israel, amedrontou o Rei Herodes, inquietou sua alma, a partir deste momento surgiu algo dentro deste rei. Essa mensagem de hoje mostra alegria do Criador em encher os céus de anjos que rejubilavam acerca do nascimento de seu único Filho; Deus encontrou um grupo de pastores humildes alegrou sobremaneira a vida deste, diante de seus olhos surgiu uma estrela do céu, que os guiou até aposento que se encontrava a Luz do mundo, vemos aqui o cuidado do Pai para anunciar a chegada do Salvador.
Belém de Judá era a menor de todas as cidades de Judá, mais foi ela escolhida também pelo Senhor Jeová, para que fosse o berço que receberia alegria desde seus primeiros segundo a chegada do Redentor na terra, podemos notar que Deus sempre escolhe os mais humildes pra realizar uma tarefa sua e do mesmo modo escolhe as pessoas das cidades menores, isso mostra que Deus tem imenso prazer de revelar seu poder aos chamados pequeninos, aqueles que não se sentem capaz, sentem menosprezados, que não possui tal formação, é neste que Deus investe, sabe por quê? Porque Ele é o dono de toda ciência, possui toda sabedoria e conhecimento, Ele é o único que pode nos capacitar pra realizar sua tarefa.
Porque o Rei Herodes se perturbou com a noticia da chegada Daquele que guiaria o povo de Israel? Acredito que o rei sabia que havia uma promessa para esse povo que estava debaixo do seu jugo, sofrendo injustamente por Ele, para um povo que era desprezado aos seus olhos. Quando os magos chegaram em sua terra e a noticia se espalhou sobremaneira chegando ao Rei Herodes, logo quis que introduzisse a sua presença os tais magos, com objetivo de saber acerca de que noticia era aquela que havia se espalhado em toda terra de Israel, sendo que se tornou a noticia mais falado naquele tempo, embora como os magos estavam procurando o local onde Jesus nasceu, continuaram seu caminho, chegando em Belém, encontraram o menino numa manjedoura junto aos seus pais, após adorá-lo, e contaram tudo que havia acontecido com eles, como fora guiado por Deus mediante uma estrela guia, Maria silenciava dentro de si, guardava todas as coisas, mas ao mesmo tempo se maravilhou no Senhor Criador, que estava cumprindo a promessa da Chegada Daquele que salvaria Israel. Como os magos não retornaram ao rei Herodes, foi ai que ele se irou, porque objetivo dele não era adorar o menino que viera ao mundo, mas sim de imediato acabar com a raça deste que salvaria o povo que estaria sobre seu domínio. O ódio entrou nas entranhas deste rei, e autorizou um decreto que fosse morto todos os meninos de dois anos para baixo em todo o Israel, foi uma matança cruel na historia do podo hebreu. Os pais de Jesus foram avisados e saíram logo dali.
O que Deus fala, realmente cumpre, claro em seu tempo, tudo no tempo determinado por Ele, felizes aqueles que acreditam, depositam dia a dia sua confiança unicamente Nele, porque viverão o dia da promessa se cumprir. Saiba que mais que se levante oposição, forças malignas contrarias, nada vai impedir as mãos de Deus realizar o que Ele prometeu para você. Nada impediu de se cumprir o que Ele dissera a Maria, do mesmo modo sucedeu aos magos, Deus quando fala, cumpre, quando chega o tempo da promessa, Ele mesmo age em favor da sua palavra dita, assim será em nossa vida.
(Mateus 2.1-12)
Nenhum comentário:
Postar um comentário