“Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome,
eu estou aí, no meio deles”.
eu estou aí, no meio deles”.
Mateus 18.20
No evangelho deste trigésimo sexto domingo do ano (23º Domingo do Tempo Comum), o Senhor Jesus nos trás um ensinamento importante sobre o perdão, admoestação perante testemunha, a oração poderosa entre duas ou mais pessoas e a certeza de sua presença entre aqueles que buscam sua face.
O que é o perdão? Você sabe perdoar seus irmãos? Tem convicção do que seja um ato de pedir desculpas por um erro seu cometido a outra pessoa? Tem noção do efeito que sua ofensa, descuido pode ter causado em quem recebe? As pessoas parece dirigirem sua vida de qualquer maneira, em outra ocasião nem pensa no que estar fazendo, agindo ou falando, parte da humanidade parece levar a vida a base da loucura, esquecendo que como sendo um discípulo do Senhor, todos os seus atos tem que ser moldados pela palavra de Deus, como você tem agindo no seu dia-a-dia? Tem coragem de comungar e cear o Corpo e Sangue de Cristo sabendo que um irmão (a) estar triste, ofendido com sua pessoa? Será que em nenhum momento você reflete seus atos, não pensa nas consequências? Jesus nessa mensagem fala sobre o perdão, mas saiba que não basta você apenas chegar a quem ofendeu e pedir perdão ou desculpas, antes de tudo você mesmo tem que ter a ciência do que seja um ato de arrepender-se, pois o verdadeiro perdão é aquele que a pessoa é perdoada e, aprende com este, não cometendo o tal erro novamente. Então não adianta chegar, suplicar, mostrar um arrependimento e logo magoar ou ofender a pessoa de novo. Arrepender é não cometer o erro novamente. Talvez você pense, ah nessa passagem diz que devo perdoar um irmão mais de 490 vezes, sim é verdade, mas ali não ensina você cometer esse mesmo erro tantas vezes, seja um cristão amadurecido, que possui o conhecimento das sagradas escrituras e tenha ciência que todo arrependimento brota dentro do nosso ser e o ato de ser perdoado nos torna alguém mais justo, fraterno e humano. Não seja infantil e não abuse das pessoas magoando ou ofendendo, sabendo que existe atos praticados por nossa pessoa que pode deixar marcas triste em quem recebe, portanto seguir a Cristo é se doar ao amor e quem ama não magoa ou machuca, reflita em seus atos.
Já parou para pensar como é bom ter companhia de alguém? Até Jesus quando começou a ministrar o seu Evangelho conquistou amigos (as), que se tornaram seus companheiros do Evangelho, onde quer que fosse o Mestre, ai estaria aos seus irmãos (as) e amigos, Deus não fez ninguém para estar ou viver sozinho. Para pensar como é bom somar os momentos de sua vida com outra pessoa, Cristo nos ensina sobre oração entre duas ou mais pessoas que se reúnem em seu nome, quão poderosa é esta oração, pois tudo que dois ou três pedir, Deus ouve e concede. Entre duas ou mais pessoas ela tem capacidade enorme de ligar a terra ao céu. Então valorize cada irmão (a) que estar cada dia ao seu lado, oração de vocês tem poder imenso para chegar ao trono de Deus.
A liturgia deste domingo nos convida a viver o perdão que é aquele que nasce, brota de dentro do nosso coração, uma vez arrependido jamais praticar novamente. Jesus estar diariamente presente entre dois ou três que busca sua face, não estamos sozinhos, Ele estar conosco, presente em cada oração e louvor. Hoje pense nos seus atos? Deixe Jesus falar ao seu coração, permita o perdão nascer e florescer, tornando você um discípulo do Senhor, viva o que Ele lhe ensina. Quem ama é guiado pelo amor do Mestre e só amor nos transforma.
(Mateus 18.15-20)
Nenhum comentário:
Postar um comentário