“Maria, então, disse: Eis aqui a serva do Senhor;
faça-se em mim segundo a tua palavra!”
Lucas 1.38
Imagine a expectativa em milhares de mulheres israelitas desde que souberam que nas escrituras que o Messias nasceria em Belém, talvez muitas delas poderia se imaginar sendo a escolhida para que Ele viesse por meio dela, mas podemos observar na mensagem de hoje do Evangelho que Deus escolheu uma mulher humilde, simples, pobre para que fosse a mãe do Messias. Diante dos olhos de Deus Maria foi agraciada, que recebeu a graça de ser escolhida por Ele, quando ela ouviu o anjo dizer “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo.” (Lucas 1.28), logo se perturbou dentro de si, não entendia que saudação seria esta, que palavra seria esta, surgiu dentro dela aquela vontade de saber que palavra referia a esta saudação, e porque dirigida a ela. O anjo explicou tão claro, tão nítido, que creio que o coração de Maria, se alegrou desde que entendeu, o anjo trouxe boas novas, esta sobre o nascimento do Filho de Deus, aquele que os profetas diziam estava por vir e ela escolhida para gerá-lo. Alegria envolveu o coração desta mulher de maneira a exaltar ao Criador, aquela mensagem dita por Deus desde o inicio, onde já séculos havia passado, onde muitos nem acreditavam mais, onde havia imensa rebelião ao Pai, já haviam surgido enormes classes eclesiásticas religiosas que ao mesmo tempo em que ensinavam a lei, acabam aprisionado o povo de Israel, mas Deus veio trazer a sua luz, esta que iluminaria aquela nação, transbordaria de alegria a humanidade. Creio eu que Maria pode imaginar como seria a chegada do Salvador a cada pessoa, aquela nação tão castigada seria agora visitada pelos céus, teria seu Mestre entre eles, o dia de alegria estava começando, esse que ainda continua acontecendo em nossos dias, onde Cristo estar chegando em milhares de coração, transbordando vidas, enchendo-as de alegria, graça e luz.
Maria se colocou a disposição do Senhor, se entregando de totalmente aos seus cuidados, em momento algum se precipitou ou teve duvida, apenas esperou Nele para que tudo se cumprisse. A escritura diz “Eis aqui a serva do Senhor” (Lucas 1.38a), essa palavra pronunciada por Maria me faz pensar sobre a prontidão diante de Deus, o estar preparado para qualquer chamar do Criador e em estar pronto para segui-lo, levar adiante sua missão confiada a cada um de nós. Você sente Deus lhe chamar? Ele nos escolheu para que pudéssemos continuar fazendo Seu Filho Jesus nascer nos corações, mas para que Cristo venha nascer, Deus precisa de mim e você, como você responderia o Pai nesse momento se Ele te chamasse? O que diria se um anjo trouxesse uma mensagem para você da parte do Senhor? Como você reagiria? Aceitaria com prontidão, atendendo o chamado Dele em sua vida ou não daria credito a palavra Dele?
Essa mensagem nos faz refletir sobre o perfil de quem serve ao Criador e como reage no seu dia a dia.
A liturgia de hoje mostra claramente que Deus tem o seu tempo para cumprir tudo que promete e nos ensina sobre a responsabilidade de estarmos prontos a todo o tempo para atender a voz do Senhor e fazer sua vontade. Seguimos o exemplo de Maria, aquela que se entregou ao Pai, submeteu a sua vontade, percorreu o caminho que Ele indicou para ela, foi filha fiel, devota ao seu Pai, recebendo sua recompensa na terra de ser escolhida entre todas as mulheres para ser a Mãe do Salvador, e maior recompensa terá na eternidade, pois em toda sua vida foi fiel, andando em seu caminho e realizado sua vontade. Obedeça a voz do Mestre, entrega tua vida, teu caminho aos cuidados Dele, deixe que Ele lhe guie, atenda o chamado Dele em sua vida, proclame ao mundo sobre o nascimento de Cristo em cada coração.
(Lucas 1.26-38)
Nenhum comentário:
Postar um comentário