domingo, 12 de fevereiro de 2012

Banindo o código de pureza

''Eu quero: fica curado!''
(Marcos 1, 41)

     Neste tempo, Jesus através de nossas súplicas, vem para tocar em nossas lepras, para curarmos e libertamos de todas as enfermidades, seja ela física ou espiritual.
     O evangelho de hoje nos relata a ousadia de um leproso, que vive marginalizado devido à leis da época, pois os sacerdotes tratavam os leprosos como pessoas impuras e pecadoras, que não eram de Deus.  O leproso reconhece que o poder da cura que o tira da marginalidade não vem da religião dos sacerdotes, e sim de Jesus Cristo.
     Em sua compaixão, Jesus cura o leproso e o envia a ser testemunho dessa cura. Após a realização deste milagre, Jesus pede ao leproso que vá se mostrar aos sacerdotes, mostrar que as leis deles não são nada diante da lei de Deus, sinal de que a cura não depende do código de pureza, nem da religião do Templo. O Filho de Deus foi morar com os marginalizados, pois para a lei daquele tempo, quem toca em leproso torna-se também impuro, mas Jesus é Aquele que rompe os esquemas fechados de uma religião elitista e segregadora, indo habitar entre os banidos do convívio social, foi essa a escolha de Jesus, morar junto aos marginalizados.
     A fama de Jesus se expande pelos entornos da cidade e todos estão à busca do homem que cura e que liberta. Crê sem ver, acreditar nos testemunhos, é combustível para a locomoção rumo à salvação, é o combustível da fé. Jesus veio para banir o código de pureza imposto pela lei dos homens.


(Marcos 1,40-45)


Nenhum comentário:

Postar um comentário