"E quem perde a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la".
(Mateus 10.39b)
O Evangelho deste vigésimo sexto domingo do ano (13º Domingo Comum), nos trás uma mensagem reflexiva sobre o nosso maior amor abaixo do céu que tem que ser um amor incondicional a Cristo primeiramente, a responsabilidade de cada discípulo do Senhor em levar a sua cruz dia a dia, até o fim em plena fidelidade a Jesus, o amor leal ao Salvador de segui-lo em cada momento de nossa vida, a recompensa daqueles que seguem ao Senhor por onde quer que Ele envie e o galardão daqueles que recebe os profetas enviado por Deus com sua boas novas. Em cada etapa da nossa vida ao lado de Cristo, nossa devoção e amor maior consiste em amá-lo de todo coração e de toda nossa alma, esse mandamento de amor deve preencher, mover nossa vida constantemente.
O Senhor transmite um dos maiores mandamento aos seus apóstolos sendo um dos maiores ensino da parte de Deus ao seu povo, no Antigo Testamento através do seu servo Moises, o Senhor diz “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças”. (Deuteronômio 6.5), e no Evangelho deste domingo o próprio Jesus diz “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim”. (Mateus 10. 37a), através desse verso podemos entender claramente que nesta terra nada pode ocupar o lugar que pertence sobre ao Pai e o Filho dentro de nosso coração, onde o nosso maior amor deve ser amar a Deus e ao seu Filho Jesus de todo o nosso coração e de toda a nossa alma, nada nessa terra pode ocupar o nosso coração de forma que Deus e Jesus venha ser o segundo plano de adoração e amor em nossa vida, portanto meditemos na palavra do Mestre e cada um de nós poderá responder francamente a Ele sobre o nosso maior amor, sobre quem preenche nosso coração e toda nossa vida, reflitamos amados do Senhor neste dizeres de Cristo, o que poderemos responder, está preparado para responder a Jesus? Quem você mais ama nessa vida? Quem mais preenche seu ser de alegria? E onde estar o seu coração nesse momento, voltado para o Senhor que resgatou sua vida ou seu coração estar preso no mundo, que te seduz e lhe dar prazer passageiro... Onde estar a sua vida nesse momento?
O nosso dever de cada dia seguir ao Senhor, carregando a nossa cruz, sem molestar ou parar durante a caminhada, nossa vida deve ser movida pelo amor Dele, esse amor tão incondicional precisa mover, agir dentro de nós, onde nossa vida tem que estar voltada para Ele, e nossa dedicação de servir a Cristo continuamente, levando sua palavra que conforta e transborda os corações que recebe essa semente tão milagrosa, onde a luz alumina os caminhos daqueles que jazem em trevas e, passam a caminhar na luz, que é Cristo. Não devemos preservar nossa vida nessa terra, pois o Senhor é quem nos guarda e nos dar proteção em todas as circunstancias de nosso viver, confiamos unicamente Nele, pois estar ao nosso lado. Sabemos que em alguma ocasião pregar a Cristo onde não é permitido, como em muitos países no mundo que o Evangelho não pode ser pregado, mas não pense que lá não entrará algum discípulo do Senhor, pois o verdadeiro filho do Pai, ouve a sua voz, obedece a sua voz e se coloca a sua disposição de ir onde quer que Ele envie, então existe aqueles que por amor ao Senhor Jesus, dão a sua vida em prol do seu Evangelho, onde muitos são presos, torturados e até mortos por pregar a Jesus, quero deixar ciente que Eles amaram ao Senhor acima de tudo e não temia nada que pudesse acontecer com o seu corpo e vida, antes seu amor era estar fazendo a obra de Deus, morrer pregando não seria um sacrifício por parte deste, mas sim um ato de amor e lealdade Aquele que confiou esta missão, sabendo que receberia sua recompensa no céu.
A fidelidade plena ao Senhor que o chamou para esta tão sublime obra, sendo que Ele mesmo aperfeiçoará em cada amanhecer, nossa lealdade a Ele em levar a sério o Ide de Cristo a toda criatura, se amarmos Ele, esse amor move-nos e nos leva até aqueles que precisam ser alcançados pela graça redentora de Jesus, a humanidade precisa urgentemente ouvir sobre o Nosso Salvador Jesus, precisa chegar aos ouvidos de cada um, onde cada palavra dita penetrará dentro dos corações e em tempo certo, hão de germinar e dar seus frutos, a igreja do Senhor não pode parar, enfim ela tem que continuar, porque é a ela que Ele confiou sua palavra que precisa ser semeada em cada vida. Há uma recompensa enorme para aqueles que recebe quem Cristo Jesus enviou a eles, um galardão que no céu será dado a todos que nos receberem de coração aberto, sabia que receberão essa recompensa até aqueles que nos servirem com um copo de água quando chegamos em suas casas, isso nos dar entender o grande valor que há em cada vida, como Deus se alegra com as famílias que recebe aqueles que Ele enviou a elas, até elas serão recompensada por esse simples ato em nos receber, em nos servir com um copo de água.
No Evangelho deste domingo a palavra do Senhor nos ensina amar a Ele de todo coração e alma, Cristo precisa ocupar o primeiro lugar na nossa vida, e sua obra tem que ter essa essência de amor, para ser espalhada por nós em cada vida. Não desanimemos em momento algum, pois Ele estar conosco e prepara todo o caminho que temos que percorrer ao seu lado, aonde muitos vão nos receber, onde a alegria será multiplicada onde quer que somos. Que Cristo possa intervir em cada palavra, cântico, oração ministrada em seu nome, que sinais milagrosos aconteçam em cada parte desta terra, onde seus semeadores estão levando uma semente de amor, esta que conduz a salvação em Cristo, que tem efeito de levar o indivíduo ao arrependimento de seus pecados, onde nasce a grande luz que é Jesus, dentro do coração da humanidade, portanto caminhe alegremente com o Senhor, pois seu trabalho terá uma grande recompensa Nele, semeie com amor, colherá com amor, seu fruto maior será o galardão que Ele te dará na eternidade.