“Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”
Mateus 16.16b
O Evangelho deste vigésimo sétimo domingo do ano, nos trás uma mensagem sobre o interrogatório feito por Jesus aos seus discípulos, no sentido de saber o que o povo dizia sobre a sua pessoa e esta mesma pergunta foi dirigida aos discípulos. Tudo mostra o quanto Jesus se importava em saber o que as pessoas pensavam em relação a Ele, até hoje Ele continua ansiando saber o que achamos Dele e o que pensamos sobre sua obra realizada na cruz do calvário, o que significa a morte Dele para sua vida?
A sagrada escritura nos ensina e nos alerta que somente por meio Dele, vivendo em seu caminho, praticando ato em uma vida reta e Ele é o único meio pelo qual todos os homens se chegarão a Deus Pai, Cristo é o caminho, “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6), e em outras palavras "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4:12), somente seremos salvos através de Jesus, Ele é o caminho reto, a verdade que nos liberta, o ser que enche nossa vida de abundancia e é a nossa salvação.
Voltando ao texto inicial da liturgia de hoje vemos que o Senhor indagou aos seus discípulos “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” (Mateus 16.13), eles o responderam: alguns do povo acham que o Senhor é João Batista, outros que és Elias, outros que é Jeremias ou algum outro profeta do passado, nenhuma resposta do povo coincidiu com a pessoa de Cristo, parecia que o Senhor não estava satisfeito com as respostas que ouviu, então virou para os discípulos e disse-lhe: “E vós, quem dizeis que eu sou?” (Mateus 16.15), talvez o espanto se apoderou de alguns ao ouvir esta pergunta, parecia que o silencio ia invadir ali por algum instante, mas nada disso ocorreu, pois de imediato Simão Pedro responde-o: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo” (Mateus 16.16b), essa resposta não poderia ter vindo de Pedro apenas, ou seja, a sua mente jamais seria capaz de trazer repentina resposta, então o próprio Jesus revela aos discípulos que foi o Pai que revelou isso a Simão Pedro.
A revelação Divina a Pedro nos dar entender que Deus continua hoje também revelando a sua igreja através do seu espírito santo todas as coisas, mais é tão perfeita a revelação dada ao discípulo Pedro, parecia simples resposta, mas nesta simples há a maior revelação acerca de Jesus que se resume em o Messias que Israel esperava, o Messias que resgataria todo o povo para Deus, esse Messias é o Filho de Deus; Ele que resgataria toda nação e povos para o Pai, não há prova maior do amor do Pai para humanidade, pois a sua palavra diz: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16), o Pai possui amor incondicional por toda criatura que criou, que pensou num meio de salvar a todos, de uma forma que aproximaria cada um de nós a Ele, Jesus se tornou o caminho que nos leva ao Pai, a porta estreita que ao entramos por ela estamos mais próximo do Senhor caminhando rumo a eternidade, Cristo é o Messias que resgatou-nos para o Pai.
A liturgia de hoje nos convida a meditar, refletir em cada obra realizada por Jesus, no imenso amor do Pai por nós, pela devoção de fidelidade do Filho ao Pai e a cada um de nós, pois Cristo também nos ama e deseja que sejamos salvos e restaurados. Reflita sobre esse grande amor que Ele nutre por você, viva uma vida mais reta em sua presença, experimente em seu ser a maravilha de ter Cristo em seu coração.
(Mateus 16.13-19) Evangelho do dia 3 de Julho de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário