segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

É bom serem dois

Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará?  E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.
Eclesiastes 4.9-12



     Essa palavra partilhada nos trás varias mensagens, mais a principal entre elas é a União entre duas pessoas; quero dizer um pouco de cada uma através do Espírito Santo.
    Todo trabalho realizado por duas pessoas tem maior rendimento e ao mesmo tempo maior gozo em executar uma tarefa com outra pessoa, pois a companhia alegra o coração humano, na bíblia vemos que vários homens e mulheres do passado quando realizava uma tarefa com um irmão ou irmã o resultado era mais positivo. Moises ao ser chamado por Deus para tirar o seu povo do Egito, teve em toda sua caminhada amizade e companheirismo do sacerdote Arão, que ajudou em vários percursos junto à jornada de 40 anos em que o povo esteve no deserto rumo a cidade prometida. O trabalho realizado por duas pessoas  é mais nobre, forte e eficaz, pois ninguém consegue fazer nada sozinho, é importante ter alguém que podemos contar, que irá nos ajudar, encorajar e prosseguir ao nosso lado.
     Quando existe união entre duas ou mais pessoas se um vir a cair numa determinada situação em sua vida, outro ajuda a reerguer-lo, não podemos esquecer que um missionário, pastor, padre possui a mesma natureza que eu e você, que somos às vezes falhos e há a tendência de desanimar em algum momento de nossa caminhada e, quando estamos em companhia de um amigo a chance de ser erguido é bem maior, porque Deus em sua graça e infinita misericórdia vai usar a vida de um de nossos irmãos para nos fortalecer-nos. Houve um momento no ministério de Moises que ele como ser humano desejou a morte, porque achou penoso demais o cargo que Deus havia concedido a ele, pois o povo de Israel procurava Deus em Moises, sendo que dia a dia faziam isso, aquele povo não era cem pessoas apenas, mas sim numeroso como areia da praia, foi ai que Deus usou a vida do seu sogro para incentivar a Moises que escolhesse de cada Tribo de Israel um homem que ajudasse a Moises em relação aos problemas e necessidades do povo, vale lembrar que eram 12 Tribos, após esses 12 homens serem escolhidos antes por Deus, porque Moises tinha experiência intima com o Pai e foram escolhidos os que Deus determinou que fosse. Esses 12 homens ajudaram Moises em todos os momentos resolvendo os problemas e atendendo as necessidades mínimas do povo, restando a Moises o cargo maior que era buscar em Deus a resposta para ser entregue ao povo.
      Já notou, melhor já sentiu como um abandonado que mora em rua, favela sente frio durante as noites frias, cobrindo ate com jornais velhos, não só eles sentem frio humano, também homens de Deus no passado sentiam, Abraão numa certa idade idosa sentia frio e precisava do calor dos seus filhos Isaque e Jacó, o calor humano alem de aquentar uma pessoa que recebe o calor da outra pessoa, sente-se também mais protegido, querido, sabendo que és amado e quem alguém que ama zela por ti.
     Nas batalhas da nossa vida é muito importante ter a companhia de um irmão ou irmã ao nosso lado, sabemos que o inimigo ruge como leão a nossa volta, procurando meio e forma de nos devorar, pois tendo alguém ao nosso lado fica difícil perder a batalha.  após o cativeiro da Babilônia e Neemias teve autorização de voltar a Jerusalém e quando chega naquela cidade que havia sido destruída pelos babilônios, reuniu-se com o povo pobre que ali restava e convocou a todos para trabalhar e reedificar o muro de toda a cidade de Jerusalém, e todos se colocaram a disposição da obra de Deus. Então Neemias fez dois turnos, onde uns trabalhavam de dia, outros a noite, de forma que a obra não parasse em momento algum, como Deus prospera o trabalho onde há união em prol de sua obra e em apenas 52 dias foram construído o muro em torno de toda a cidade, não pense que foi fácil, pois quando os inimigos de Israel souberam que o povo que havia voltado começaram reerguer os muros no mesmo momento começaram a conspirar contra Neemias e tentaram atrapalhar toda obra, mas o povo de Israel se dedicaram a obra com coragem e confiança em Deus, e conseguiram reerguer os muros da cidade e venceram seus inimigos.
     Vemos quão importante a união entre pessoas tanto para encorajar, fortalecer, reerguer um irmão ou irmã que possa estar fraco na fé ou desanimado diante de uma situação que o angustia sua vida, sendo quem uma palavra levanta, as mãos trazem forças, cuja vida que recebe é reerguida. Como também aprendemos nessa mensagem a importância de serem dois juntos para trabalhar em prol da obra de Deus, seja um missionário, pastor ou padre, eles precisam da ajuda dos membros da sua denominação para expandir as Boas Novas da salvação entre os povos. Preciso ver alegria de um povo que trabalham juntos, que tem objetivos em sua vida em relação à obra do Senhor, pois sozinhos eles não poderão fazer, mas conta comigo e com você, portanto reconhecemos a importância de dar as mãos em prol da obra de Deus em toda a terra.
      Portanto ore, medita, ensina e cante, deixe Deus usar a sua vida para auxiliar no ministério do pastor, missionário e padre de sua denominação, estenda suas mãos a eles.
     É o momento de permitir que mais vidas sejam resgatadas para o Senhor Jesus, onde a paz brotará em cada novo coração, onde vida nascerá e seguirá o único caminho que é Cristo, portanto estenda suas mãos a obra de Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário