Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.
Mateus 5.12
Nesse quinto domingo do ano (quarto domingo do tempo comum) a palavra de Deus trás uma mensagem que toca cada coração onde Jesus começa ensinar no Monte a uma grande multidão que o seguia famintos e sedentos, vidas que tinha sede de justiça em aprender junto ao Mestre. Interessante que quando Jesus abria seus lábios para pronunciar as Palavras Sagradas, todos ouviam atentamente. E nesta mensagem Cristo fala sobre os Bem Aventurados que refere ao estado abençoado daqueles que por seu relacionamento com Cristo e a sua Palavra, receberam de Deus o amor, o cuidado, a salvação e sua presença diária. Vou fazer um breve resumo:
Pobre de espírito é reconhecer que não temos qualquer auto-suficiência espiritual, que dependemos da vida do Espírito, do poder, da graça divina para herdar o Reino de Deus.
Os que choram é sentir aflição em nosso espírito por causa do pecado, da imoralidade e da crueldade que prevalece no mundo e também sentirmos pesar por aquilo que entristece a Deus e, devemos ter nossos sentimentos em sintonia com os sentimentos do Pai.
Os mansos são os humildes e submissos a Deus, acham Nele o seu refugio e consagram todo o seu ser ao Pai e se preocupam com a obra de Deus e seu povo do que com aquilo que possa acontecer em sua vida pessoalmente, são pessoas voltadas ao Senhor.
Fome e sede de justiça o estado espiritual do cristão dependerá da sua fome e sede da presença de Deus, da sua palavra, da comunhão com Cristo, do anseio da volta de Jesus. Aqueles que têm fome e sede de justiça serão fartos.
Os misericordiosos são cheio de compaixão e desejam diminuir os sofrimentos nas pessoas, conduzindo os sofredores à graça de Deus por meio de Jesus. E sendo misericordiosos para com os outros, alcançarão misericórdia da parte do Pai.
Limpos de coração são aquele que foram libertos do poder do pecado mediante a graça de Deus e que agora se esforçam sem dolo para agradar e glorificar a Deus e serem parecidos com Ele. Seu coração que inclui a mente, à vontade e as emoções está em harmonia com o coração de Deus. Somente os limpos de coração verão a Deus, ver a Deus significa ser seu filho e habitar na sua presença, tanto agora como no seu reino futuro na Nova Jerusalém.
Os pacificadores são aqueles que se reconciliaram com Deus e tem a paz mediante a cruz e, agora se esforçam mediante seu testemunho e sua vida, para levar outras pessoas á paz com Deus.
Perseguidos por causa da justiça todos que procuram viver de acordo com a Palavra de Deus, por amor à justiça sofrerão perseguições. Aqueles que conservam os padrões divinos da verdade, da justiça e da pureza e que ao mesmo tempo se recusam a transigir com a presente sociedade pecaminosa sofrerão impopularidade, rejeição e criticas. O mundo lhe movera perseguição e oposição e os princípios do reino de Deus nunca mudam todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus, padecerão perseguições. A promessa aos que enfrentam e suportam perseguições por causa da justiça é que dos tais é o reino dos céus.
Que cada palavra possa confortar nosso coração e exultemos de alegria por sermos filhos Deus, em saber que Cristo Jesus vive dentro de nossa vida e somos guiados por Ele, nos alimentamos de suas santas palavras, que nosso pensamento estar voltado para o Pai, que andamos em retidão, que temos a plenitude do espírito santo sobre nós, e levamos seu amor ao nosso próximo, que a perseguição não nos abala, antes nos faz crescer mais em graça, força e poder mediante a graça de Cristo sobre nossas vidas. Que somos os abençoados desta terra em estar seguindo a Jesus, onde quer que Ele nos envie, pois Ele nos guia continuamente e com Ele venceremos todas as coisas.
(Mateus 5, 1-12)


