“Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda”.
Mateus 25.40
Evangelho desse quadragésimo sétimo domingo do ano (34º domingo do tempo comum), nesta mensagem Jesus nos alerta seriamente sobre o dia do grande julgamento, no qual, Ele será o Rei que se assentará no seu trono e vai julgar todos os povos da terra, onde todas as nossas obras serão reveladas e através dela uns ganharão as boas vindas para estarem para todo o sempre ao lado do Senhor nos céus, outros serão condenado ao fogo do abismo, um local preparado para o diabo e seus anjos, mas ali será posto todos aqueles que não encontrarem seu nome escrito no livro da vida. Jesus requer de cada um de nós a responsabilidade no servir a Ele em todo o tempo em plena obediência a Ele e aos seus mandamentos. Hoje é dia meu amado de refletir na sua condição de vida diante de Cristo, meditar em suas palavras e ver como estar sua vida perante elas; como estar? Estar preparado para estar diante do Trono de Cristo e ser julgado? Em que lado você sente que Jesus te colocará; a sua direita ou a esquerda? Você é uma ovelha ou cabrito? O tempo de pensar chegou, pois ainda há tempo para mudar, se arrepender, façamos isso enquanto podemos, porque diante deste trono não caberá a nós ousar sequer dizer uma palavra, pois ali será o dia de sermos julgados.
Já parou para pensar como será este julgamento, o trecho da escritura é bem claro que diz “e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda”. (Mateus 25.32-33), realmente hoje as pessoas não estão preocupada em pensar sobre esse grande dia, que ainda virá, onde todos estarão perante Ele para apresentar tudo que fizeram debaixo do sol, todas as obras estão registrada no livro das obras, onde serão lidas, mostradas, o que tens feito? Como se sentiria em que seja mostrado perante todos os reunidos tudo que tenha feito, tenha dito, tenha deixado de fazer ou nunca tenha se interessado em fazer? Sabemos que pregar é bem fácil, mas não foi para isso que Ele nos chamou, antes deu tudo para sermos cumpridores de sua palavra, sendo servo que obedece seu Senhor e o teme em todo o tempo, andando em prontidão, honestidade, vigiando em todo o tempo, procurando cada instante viver o que Cristo ensinou.
A sua direita serão posta as ovelhas, a esquerda os cabritos, Ele mesmo irá separar em dois rebanhos, será um momento que as pessoas levarão um susto ao ser separado, pois quantos hoje na terra se gloria de dizer “que estão salvos, que estão corretos, que são santos”, e acabam humilhando o seu próximo, apontando para este suas falhas, seus atos e pecados, pessoas que agem desta forma esquece que o Juiz é Jesus, que somos todos discípulos que estão aprendendo com o Mestre, espero que seja com Ele que você deseja ardentemente aprender, que seja por Ele que tenha profundo amor e que sua devoção seja servir a Cristo. Sabemos que as ovelhas são as que ouvem a voz do seu Pastor e segue-o, onde quer que Ele guie-as, caminham ao lado Dele, pois Ele tem o alimento essencial para sua vida; quanto aos cabritos já entendemos serem os que tentam andar, mas seguem seus próprios conceitos, suas idéias, seus desejos, pensam estar seguindo ao Senhor, enquanto na verdade segue a si mesmo.
O amor de Jesus envolve a vida das ovelhas a ponto de seguir o seu exemplo, de estarem estendendo as mãos ao seu próximo, fazer a obra de Deus requer disposição para alcançar para Cristo todos a sua volta e são conseguem fazer esta obra quem é movido de amor pelas almas, pois Jesus derramou seu precioso sangue na cruz do calvário, comprando-as para Deus. Você evangeliza? Onde? Como? E que pessoas você procura ensinar as sagradas escrituras? Você vai até as pessoas ou cruzam seus braços esperando que elas te procurem? Amor de Jesus precisa mover nossa vida a ponto de estarmos sempre ocupados ensinando, evangelizando nas casas, ruas, praças, presídios, nos caminhos buscando alcançar os caído à beira das ruas, esse era o evangelho que Jesus pregava, sempre ocupado, buscando pessoas de toda as formas. Seja você uma ovelha, pois esta conhece a voz do seu Pastor, é movida de um amor que move sua vida, levando ate aos perdidos, procurando confortar, cuidar, zelar, deixar a verdadeira essência de Cristo.
A liturgia deste domingo nos leva a reflexão sobre a nossa responsabilidade em estar fazendo a obra do Senhor com amor, estendendo as mãos ao nosso próximo, dedicando nossa vida ao Senhor, sendo fiel em todo o tempo, hoje é tempo de pensar, analisar nossas atitudes e atos diante da palavra do Senhor, sentir na alma que será posta a sua direita e receber as boas vindas de alegria para estar ao lado Dele para todo o sempre. Reflita amado do Senhor, faça hoje e agora, caso tenha andando como os cabritos, retorne ao seu Pastor, aprenda com Ele, arrependa-se o quanto antes, seja ovelha, pois esta ouve, obedece e tens a promessa de que estarás ao lado Dele.
(Mateus 25.31-46)